quarta-feira, 3 de março de 2010

Estadual 2010 - Oito na disputa pela taça

Esta é a matéria que saiu da última edição de O jornal e pode ser lida clicando em "Capa da Semana" no site www.ojornal.net

Estadual 2010 - Oito na disputa pelo título
Torcedores de norte a sul do estado se preparam para incentivar suas equipes no Campeonato Tocantinense de 2010. A disputa contará com a participação de 8 equipes (Araguaína, Gurupi, Interporto, Palmas, Paraíso, São José, Tocantinópolis e Tubarão) que se enfrentarão apenas em jogos de ida.

Ao final da primeira fase, depois que cada equipe disputar sete partidas, os dois piores times cairão para a Segunda Divisão e os quatro melhores seguirão em frente na competição.

A segunda fase será disputada entre as quatro equipes em jogos de ida e volta. Depois de realizarem seis jogos cada, as duas melhores equipes disputarão o titulo em dois jogos, onde e primeiro colocado da fase anterior jogará por dois empates para se sagrar Campeão Estadual de 2010.

O Araguaína, atual campeão tocantinense e representante do estado no Campeonato Brasileiro Série D e Copa do Brasil, estréia no sábado, 6, às 16h no estádio Mirandão, contra o Gurupi.

O Tourão, que foi derrotado pelo Guarani em casa, por 1 a 0, no primeiro jogo da Copa do Brasil, viaja a Campinas - SP depois da estréia no estadual, onde joga contra o Bugre Campineiro no dia 10 de março.

Ainda no sábado, o Tubarão recebe o Tocantinópolis às 16h no Nilton Santos e no mesmo horário Interporto enfrenta Paraíso no General Sampaio. A primeira rodada será encerrada no domingo com o clássico da Capital: Palmas e São José, às 18h, no Nilton Santos.

A preparação para o estadual é intensa em todos os clubes. Contratações, trabalho físico e tático, e a tradicional guerra contra a falta de dinheiro fazem parte do dia-a-dia das equipes.

O Araguaína é um dos favoritos à conquista do título, devido à tradição e ao forte trabalho visando às competições nacionais. No comando da equipe está o treinador Pedrinho Rocha e no ataque o jogador Rubsen, que foi artilheiro da segundona em 2009 quando atuava no Interporto.

Outro nome forte do Tourão é o meia Andrezinho (que já atuou no Corinthians e no Uberaba – MG) que protagonizou quase uma novela antes de assinar contrato. Depois de exigir regalias negadas pela diretoria do Araguaína, especulava-se que o atleta não integraria o elenco, mas pra alegria da torcida do Tourão, o contrato foi firmado.

A equipe do Palmas também trabalha forte, mas com nomes mais modestos. O treinador, Paulo Mendes, viverá no estadual deste ano a sua primeira experiência como treinador de equipe profissional.

No elenco, destaque por enquanto para o volante Derson (ex-Goianésia), e para o atacante Clailson (ex-São José de Macapá) que marcaram os gols do Palmas na vitória sobre o Araguaína, em amistoso realizado no Mirandão, com duração de 45 minutos por falta de energia. Já o volante Júnior Pereu é conhecido pela torcida por ter atuado pelo clube nas últimas temporadas.

O Gurupi também se prepara para o estadual com força total, já que não é campeão do certame desde 1997. No comando estará o treinador Roberto Oliveira, que foi vice campeão com o Palmas em 2009. A lista de atletas conta com o volante Tiago Recife, que já teve passagem pelo Goiás e com conhecidos da torcida tocantinense como o meia-atacante Israel (ex-São José) e o lateral direito Cristiano (ex-Araguaína).

Já o Tocantinópolis será comandado pelo técnico Ronilson Melo, que também espera tirar o Verdão da fila de espera pelo título, que foi conquistado pela última vez em 2002. O TEC também conta com um atacante conhecido por aqui: Niltinho (ex-São José).

Em Paraíso, a diretoria da equipe local anunciou o experiente Nivaldo Andrade, que já atuou no Paraná e em Portugal, para o comando do time. Os laterais Fabrício, que estava no futebol paranaense, e Yuri, do futebol goiano, são as jovens promessas do Paraíso para acabar com o jejum de 14 sem o título estadual.

O Interporto começa o ano como atual campeão da segundona e sonha lutar pelo título. O maior nome da equipe é o meia-atacante Lairson que teve passagens pelo Tocantinópolis, América de Rio Preto, Marília, Vila Nova (MG), River Plate e San Lorenzo, ambos da Argentina.

Além disso, a equipe portuense conta com o atacante Fernando, que foi artilheiro da 1º divisão Campeonato Tocantinense de 2009, pelo Araguaína.

Na capital, o São José, que também acaba de voltar da segundona, contará com reforços como o volante Márcio Goiano (ex-Palmas), além do meia Renan e do atacante Chupinha, que atuaram na ascensão da equipe à elite do futebol estadual.

Para finalizar, o Tubarão, também da capital, foi o último a apresentar o plantel para o estadual. Quem estará à beira do gramado será o treinador Gil Fernandes.

Na zaga o Tubarão contará com Frasão, e no ataque com Wesley, velhos conhecidos da torcida.



-------------------

Começa neste sábado e não demora muito pra acabar. Apostas eu prefiro não fazer, mas quando a bola rolar com certeza cada um dos envolvidos, direta ou indiretamente, vai sofrer até o final. Quem será o campeão? Quem cairá? Quem vai ser destaque? Quem vai pagar em dia? Quem vai atrair público? Quem ? Quem? Acompanhe os próximos capítulos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário